CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CUIDADOR

Posted on Posted in Sem categoria
Compartilhe!

O treinamento de pessoas para o cuidado, principalmente quando o cuidado é voltado às pessoas idosas, é imprescindível, frente à situação de desamparo que se encontram os idosos, no intuito de facilitar o atendimento imediato às suas necessidades básicas. 

Em relação ao aumento progressivo da população idosa, o resgate do papel dos “cuidadores” é uma questão a ser refletida em função da complexidade cada vez maior na organização das sociedades, faz-se necessário o preparo e o aprendizado específico para exercer o papel de “cuidador”. 

Para cuidar de um idoso, é necessário alguém capaz de desenvolver ações de ajuda, no que esses não são capazes de fazer sozinhos, esta pessoa então assume a responsabilidade de dar apoio e auxílio para satisfazer as necessidades, visando à melhoria da sua condição de vida. 

A preparação de cuidadores exige a definição de uma base conceitual norteadora dos valores e princípios filosóficos, que podem ser reconhecidos pelos pressupostos citados por Söderberg e Mansur (2004): 
– O cuidado humano ou “cuidar de si” importa a essência do viver humano; exercer o autocuidado é uma condição humana. E “cuidar do outro” sempre concebe uma condição temporária e circunstancial, na medida em que o “outro” está incapaz de cuidar-se. 
– O “cuidador” é a pessoa submergida no processo de “cuidar do outro” – cuidando de um idoso, o cuidador pode vivenciar uma experiência sucessiva de grande aprendizado, o que resulta na descoberta de potencialidades mútuas. Nessa relação humana em que se revelam potenciais, muitas vezes escondidos, do idoso e de seu cuidador. O idoso se sentirá capaz de se cuidar e reconhecerá suas reais capacidades; 


– O cuidador é um ser humano de peculiares distintas e particularmente especiais, expressas por um forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação. Esse deve estar chegado a voluntariedade para as áreas de sua vocação ou inclinação. Seus préstimos costumam ter cunho de ajuda e apoio humanos, com relações afetivas e compromissos positivos. 

PÚBLICO ALVO

O curso de cuidador de idosos, ao contrário do que o senso comum indica, não é recomendado apenas para profissionais da área da saúde. O curso pode ser feito por pessoas vinculadas ou não a essa área. No geral, ele pode ser feito tanto para fins profissionais, visto que é um setor que está em plena expansão, quanto para fins pessoais, como é o caso de quem tem familiares idosos e não quer pagar por esse tipo de serviço. Não há uma exigência de escolaridade, mas recomenda-se que se tenha certo perfil psicológico compatível com a função.

MÉDIA SALARIAL

O salário inicial de um cuidador de idosos qualificado pode variar bastante de acordo com a jornada de trabalho exercida. Em muitos casos, os cuidadores que trabalham mediante escala de 12 x 36h podem garantir salários entre 700 a 1000 reais. Já os profissionais que se dispõe a cumprir jornadas integrais, dormindo na casa dos idosos, chegam a garantir salários que variam entre 2000 a 3000 reais, fora os benefícios que são oferecidos.

Consulte-nos para identificar a melhor Turma e Turno: