Densitometria Óssea

Compartilhe!

O Curso

A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. Ele é o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos e utiliza um aparelho que funciona com emissão de Raios X. A densitometria óssea avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. Isso porque essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas. Esse método utiliza aparelhos sofisticados e que apresentam duas vantagens importantes: são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação, até dez vezes menor que a exposição gerada por uma radiografia normal de tórax. A densitometria óssea é um teste rápido (dura cerca de 5 minutos) e indolor para a medição da densidade mineral óssea.

Capacitação

A densitometria óssea pode ser feita por um técnico em radiologia médica capacitado em densitometria óssea. Esta capacitação tem como objetivo preparar o profissional para reconhecer as principais características e técnicas do exame de densitometria óssea, sua aplicabilidade e importância no diagnóstico da fisiopatologia óssea, identificando os respectivos protocolos, os princípios de funcionamento dos recursos tecnológicos utilizados, as doenças detectáveis na modalidade e as possíveis ações de prevenção e controle, visando à qualidade na prestação de serviços de radiodiagnóstico.

Mercado de Trabalho

Com as constantes atualizações tecnológicas, os exames de densitometria óssea tornaram-se uma confiável forma de prevenção e diagnóstico da osteoporose e osteopenia, sendo cada vez mais comuns as instituições de saúde oferecer este tipo de serviço para a população. Com isso, cresce o número das contratações e atualização dos profissionais da área. Realizando a capacitação em densitometria óssea, o profissional poderá atuar em clínicas e centros hospitalares públicos ou privados.

Público Alvo

Técnicos e Tecnólogos em Radiologia

Metodologia

Aulas com apresentações digitais com data show em salas climatizadas;
Uso de imagens para exploração do conhecimento prático e teórico de técnicas radiológicas em densitometria óssea;

Estágio

1 Mês (Aulas práticas através de instituições publicas e privadas em horários fornecidos pelas mesmas)

Duração

2 meses

 

Matrícula

R$40,00